Dicas para resolução de questões CESPE, QUADRIX, AROEIRA – novos assuntos nos softwares

Apostilas específicas para concursos públicos, com teoria, questões comentadas, resumos e muito mais em www.informaticadeconcursos.com.br

Aquisição pelo PagSeguro (UOL) com cartão de crédito ou boleto bancário. Envio por e-mail.

Arquivos em formato PDF liberados para impressão, para acesso em PC, notebook, smartphone e tablet.



Olá pessoal, tudo bem?

A organizadora CESPE, assim como a Quadrix e Aroeira, são conhecidas por questionarem sempre os últimos itens de cada software que aparece no item. O edital quase sempre é genérico, como ‘sistemas operacionais Windows e Linux’, ou ‘editores de textos Microsoft Word e LibreOffice Writer’.

Sem se apegar a uma determinada versão, a prova é formada por questões da última versão. No caso do Windows, atualmente (ago/2014) é Windows 8.1. No caso do Word, a última versão para desktop é o Word 2013, e seu correspondente Word 365 com menos recursos.

Como resolver estas questões em que aparecem as novas versões?

  • transforme toda questão do CESPE em uma interrogação
  • identifique o que está sendo solicitado, se é um novo recurso ou não (se já existia antes)
  • localize algum termo restritivo, palavras como ‘mas’, ‘não’, ‘apenas’, ‘é necessário’, ‘é suficiente’, ‘é correto afirmar’, entre outras.
  • analise a justificativa na questão. Se ela condiz com o que a questão prega, está correta. Se faz uma ressalva, está errada.

Na maioria das questões do CESPE, o mais importante é a correta interpretação do texto. Aconteceram provas onde o candidato não precisava saber nada de informática, mas se interpretasse corretamente cada questão, poderia gabaritar a disciplina.

Vamos a exemplos:

CESPE SUFRAMA 2014 nível médio – O Microsoft Word 2013 permite inserir vídeos do YouTube para serem assistidos diretamente no documento.
Correto. É um recurso novo? Sim. Possui negação, restrição ou menosprezo? Não.

QUADRIX CRN 2014 nível superior – Nos documentos editados pelo MS-Word é possível se colocar um “texto fantasma” (como Confidencial ou Urgente) atrás do conteúdo das páginas, como forma de personalizar os documentos. Assinale abaixo a alternativa que contém o recurso do MS-Word 2013 que pode ser utilizado para esse fim:
a) Marca D’água, presente no grupo Plano de Fundo da Página da guia Design.
Letra A. É um recurso novo? Não. É uma diferença do Word 2013 em relação ao anterior Word 2010? Sim. No Word 2010 estava na guia Layout da Página, e a guia Design surgiu no Word 2013/365. O recurso não é novo, mas o local onde está agora, é novo.

AROEIRA PC-TO 2014 nível superior – No editor de texto Word 2013, é possível adicionar comentários em um documento sem alterar o conteúdo real desse documento. Para inserir um comentário em um documento em edição pode-se usar o comando:
d) ALT+CTRL+A
Letra D. É um recurso novo? Não. É uma diferença do Word 2013 em relação ao anterior Word 2010? Não. Então o comando/atalho é exatamente igual.

Outros exemplos:

CESPE PC-DF 2013 nível superior – Para se editar um documento em formato PDF no Word 2013, é necessário que o documento seja composto exclusivamente de texto.
Errado. O Word 2013 oferece o recurso para edição de PDF. Ele funciona melhor com textos, mas não é obrigatório (exclusivamente) como sugerido. É um recurso novo? Sim. O Refuse PDF surgiu no Word 2013, e permite a edição de um arquivo PDF, preferencialmente que tenha sido criado pelo próprio Word 2013.

QUADRIX CRQ 2013 nível superior – O MS Word 2013 permite que se controlem diversos aspectos da configuração/formatação das páginas de um documento, principalmente por meio dos comandos presentes na guia Layout de Página. Assinale a alternativa que contém um comando de configuração/formatação de páginas que não está presente nessa guia.
d) Marca D’água
Letra D. É um recurso novo? Não. Mudou em relação à versão anterior? Sim. No Word 2010 estava na guia Layout da Página, e a guia Design surgiu no Word 2013/365. O recurso não é novo, mas o local onde está agora, é novo.

AROEIRA PC-TO 2014 nível superior – Uma função muito utilizada em editores de texto é o alinhamento do texto de um parágrafo em relação às margens da página. Qual comando do editor de textos Microsoft Word 2013 pode ser usado para alinhar o texto de um parágrafo à esquerda da página?
d) CTRL-Q
Letra D. Tanto no Word 2013, como nas versões anteriores. Ctrl+E é para centralizar, Ctrl+G é alinhar à direita, Ctrl+J é justificar, e Ctrl+Q é alinhar à esquerda. É um recurso novo? Não. Mudou em relação ao 2010? Não. Então é o mesmo em qualquer versão do software.

Mas como as pessoas dizem, uma imagem vale mais do que mil palavras. Se você leu o texto até aqui, merece um brinde 🙂 A seguir, um fluxograma para resolução de questões que abordem novos assuntos no CESPE (clique na miniatura para ampliar). E no caso da múltipla escolha, acabará servindo também para QUADRIX e AROEIRA. Esta imagem e outras relacionadas estarão disponíveis no livro de informática que será lançado em breve.

Outras dicas no Facebook – https://www.facebook.com/informaticaconcursos

Materiais de informática, atualizados com as últimas versões dos softwares, com teoria e questões comentadas, na Loja Virtual http://www.informaticadeconcursos.com.br/

Fluxograma para resolução de questões CESPE (parte 1)
Fluxograma para resolução de questões CESPE (parte 1)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s