Dicas de Informática para a VUNESP

Apostilas específicas para concursos públicos, com teoria, questões comentadas, resumos e muito mais em www.informaticadeconcursos.com.br

Aquisição pelo PagSeguro (UOL) com cartão de crédito ou boleto bancário. Envio por e-mail.

Arquivos em formato PDF liberados para impressão, para acesso em PC, notebook, smartphone e tablet.



Olá pessoal, tudo bem?

Percebeu que 2014 é o ano do concurso público no Brasil? Alguns dirão que é o ano da Copa do Mundo no Brasil, e estão corretos. Mas, comparativamente aos anos anteriores, a quantidade de concursos públicos em 2014 é maior.
Em 2013 a Cespe/UnB foi a que mais organizou provas. Em 2014 será a Fundação VUNESP a maior organizadora.

Informática, muitos dizem, é um bicho de sete cabeças… Informática é o tema ‘surpresa’ da prova, onde a banca pergunta o que quiser… Informática é difícil… Mas será mesmo?

Informática é fácil, e se você souber o que a banca pergunta, então é para gabaritar a prova e aguardar a sua convocação.

Como gabaritar Informática na VUNESP ? Vamos então às dicas de Informática de Concursos para a banca VUNESP.

1. as questões são atuais, referente ao Windows 7, Microsoft Office 2010, Internet e Correio Eletrônico.
2. as questões são visuais, contendo imagens na sua maioria. E até quando não existe uma imagem, o enunciado da questão descreve em detalhes a imagem que o candidato precisa lembrar/conhecer para responder a questão corretamente.
3. as questões são exclusivas, focando em novos recursos do Windows 7 (em relação ao Windows Vista e XP), do Microsoft Office 2010 (em relação ao 2007 e anteriores), etc.
4. previsível. A Fundação VUNESP, assim como a Fundação Cesgranrio, mantém um padrão de temas que são questionados sempre. Macros, por exemplo, que está em todo edital, quase nunca foi questionado. Mas simbologia básica está em toda questão dela.
5. uma alternativa é fictícia, induzindo o candidato ao erro. Ela não faz parte do contexto da questão, mas é chamativa, tem um nome de programa/recurso pomposo, que induz o candidato ao erro.
6. alterna entre provas fáceis e difíceis. Independente do nível (médio ou superior), ela mantém uma oscilação entre provas fáceis e provas difíceis de Informática. Por exemplo, em 2013, DETRAN nível médio foi mais difícil que DETRAN nível superior. E foram provas seguidas… O mesmo aconteceu com as provas da Polícia Civil 2013, onde a prova de Atendente de Necrotério foi mais difícil que a prova de Investigador, e a prova de Agente PC foi mais fácil que a prova de Perito.

Legal… Entendi tudo… Mas como vou aplicar tudo isto na minha preparação? Agora vejamos algumas dicas práticas:

* conheça a banca. Veja o que ela mais questionou nas últimas provas. Em 2013, organizado em http://pt.scribd.com/doc/171535101/
* pratique bastante, porque as questões são repetitivas. Em http://pt.scribd.com/doc/103287090/ existem 202 questões comentadas da VUNESP (até 2012)
* faça revisão do conteúdo. Por exemplo, Microsoft Word 2010 – http://pt.scribd.com/doc/156005199/ e Microsoft Excel 2010 – http://pt.scribd.com/doc/156633976/

Fernando Nishimura de Aragão – mediugorie@hotmail.com

Anúncios

3 comentários em “Dicas de Informática para a VUNESP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s