Dicas para FCC – como estudar editores de textos?

As questões da FCC em editores de textos (Word e Writer) são basicamente de três tipos:

  • decoreba de menus
  • operação prática do dia a dia
  • conceitos teóricos

Para a ‘decoreba’, a dica é conhecer as primeiras e últimas opções dos menus. Raramente eles perguntam coisas do meio das caixas de diálogo.

Para a operação prática do dia a dia, ou conhecer o editor de textos, fazendo as operações sugeridas nas questões, ou interpretando o texto da questão com cuidado e atenção, levando em consideração os princípios lógicos (o que faz sentido ou não). Atenção às alternativas, porque a maioria das questões FCC apresenta 5 alternativas reais, porém uma é a correta.

Quanto aos conceitos teóricos, conhecer a estrutura de página (margens, cabeçalho, rodapé, quebras), de parágrafos (recuo, alinhamento, espaçamento antes/depois, espaçamento entre linhas, tabulação, sombreamento), de linhas (seleção com mouse, formatação Pincel, Realce, seleção com F8) e fontes (estilos, efeitos de textos), tabelas (operação, manutenção, títulos).

Certos tópicos, como Cabeçalho e Rodapé, estão ‘manjados’ e sumindo dos concursos. Surgem perguntas sobre Imagens, Tradução, Colar Especial, exibição de componentes visuais (régua, barra de ferramentas, grupos dentro das abas 2007/2010, limites do texto).

Logo mais irei postando outras dicas de estudos para outros assuntos de informática para concursos.

Um comentário em “Dicas para FCC – como estudar editores de textos?

Deixe um comentário