Polícia Civil: prova para agente prevista para novembro

A Academia de Polícia da Polícia Civil de São Paulo aguarda somente a resposta dos estabelecimentos que deverão receber a prova objetiva do concurso de agente de telecomunicações da corporação para definir a data de realização do exame. A avaliação está prevista para acontecer no mês de novembro, de acordo com o delegado divisionário de Concursos da Academia da Polícia Civil de São Paulo, Júlio Guebert. O concurso conta com 83.223 inscritos, concorrendo a 220 oportunidades, o que resulta em uma disputa de 378 candidatos por vaga.

 

Esse concurso pode sofrer mudanças em decorrência do Projeto de Lei Complementar 47, que tramita na Assembleia Legislativa. O documento prevê o fim da prova oral, a aplicação de prova dissertativa e também estabelece que os testes de aptidão física e psicológica, além de análise de conduta ilibada sejam eliminatórios. Segundo Guebert, se o projeto for aprovado antes da aplicação da prova oral, este exame poderá ser excluído do concurso e uma prova dissertativa poderá substituí-lo. Segundo o delegado, antes de alterar o edital, a aplicação das mudanças neste concurso será avaliada por uma assessoria jurídica. Para o desembargador o Tribunal de Justiça de São Paulo, Antônio Carlos Malheiros, a mudança do edital poderia, em tese, abalar a segurança jurídica do concurso. “Você pode mudar um edital para esclarecer e não para mudar a regra. Iniciou o concurso, não pode mais mexer no edital. Eu me inscrevi com determinadas regras, as regras deverão prevalecer. Vai valer só para o concurso que veio depois”, explica. Os deputados estaduais que analisam o projeto estimam que ele deva ser aprovado ainda este mês, pois junto à reestruturação das carreiras da polícia e também das fases do concurso estão sendo votados reajustes salarias, que demandam uma tramitação mais célere.

 

As provas objetivas contarão com 80 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa, dez de Noções de Direito, dez de Criminologia e 20 de Informática. Cada questão vale um ponto, sendo possível obter um total de 80. Para passar à fase seguinte é necessário acertar 50% das questões de cada disciplina e ficar entre os 660 primeiros colocados, inclusive os empatados nesta última posição. No edital atual e que continua valendo até o projeto de lei ser sancionado e a banca decidir sobre possíveis alterações no edital, a etapa seguinte é o exame oral, na qual o candidato terá de responder a questões de todas as disciplinas. Os temas que norteiam as disciplinas são sorteados antes do exame começar. Os candidatos precisam obter 50 pontos em cada disciplina para serem aprovados nessa etapa, sendo que a prova oral vale 100 pontos. Antes de fazer sua argüição, o candidato é entrevistado por um componente da banca. A nota final do concurso é média do somatório das notas das provas objetiva e oral. Os candidatos também são submetidos a testes físico e psicotécnico, obrigatórios, mas não eliminatórios.

Este material teórico (completo), disponível em http://pt.scribd.com/doc/59886949/Informatica-para-Concursos-EXITO-Delegado-de-Policia-Civil-2011 procura mostrar toda a teoria por trás do edital divulgado. O Manual do Candidato está disponível em http://www2.policiacivil.sp.gov.br/x2016/uploads_outros/arquivos/20110615045755_4df90ec39e4ab_.pdf

Este concurso envolve a prova preambular (escrita, com parte fechada e aberta/dissertativa) e prova oral, além de outras avaliações como teste físico.

O material disponibilizado é para atender a prova preambular e prova oral.

Anúncios

2 comentários em “Polícia Civil: prova para agente prevista para novembro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s