Característica das questões de informática, segundo as bancas

Seguem algumas dicas e sugestões para estudar e responder questões de concursos. Eu tenho usado elas na hora de preparar as aulas da Unicursos – São José dos Campos-SP, e assim, procuro pensar como um candidato antes de confirmar o gabarito. E ‘pensar como um candidato’ ajuda bastante na aula, ao apontar as alternativas e opções que muitos poderiam ter escolhido.

CESPE/UnB – Centro de Seleção e Promoção de Eventos/Universidade de Brasília

  • costumam abordar a operação, e não o procedimento.
    Por exemplo, para excluir um arquivo para a Lixeira, basta tecla DELETE. Isto é a operação. O procedimento é: para excluir um arquivo para a Lixeira, teclar DELETE em uma unidade fixa, confirmar a exclusão, e se for maior que a capacidade da Lixeira, será excluído definitivamente, assim como arquivos de unidades removíveis.
  • questões recorrentes, ou seja, o assunto da questão do concurso 2011 já apareceu em questões de 2010. Claro que não exatamente igual, mas muito parecido. Portanto, estudar pelas provas anteriores da Cespe/UnB é válido.
  • estudar pelas questões certas da Cespe/UnB também é válido, porque as que estão certas, apresentam exatamente o conceito do objeto questionado, sem rodeios ou sinônimos ‘maliciosos’.
  • questões relacionadas entre si dentro da mesma prova. Cada aluno tem o seu método de resolução, mas a dica vale para todos: ler todas as questões. Em alguns casos, o enunciado de uma questão completa a resposta de outra.
    Prova 2006 - Caixa - Técnico Bancário - NM
    O Excel 2003 permite mesclar um conjunto de células e também dividir uma célula não-mesclada em diversas novas células.
    Para formatar uma célula com retorno automático de texto, é suficiente utilizar funcionalidade disponível no menu EDITAR da janela do Excel.

    As duas questões, da mesma prova, falam sobre a formatação de células de Excel.

  • questões são coesas e atualizadas. Portanto não é de se estranhar questões sobre redes sociais.
  • durante a resolução de questões, procure o erro. Se não encontrar nenhum erro na questão, existem grandes chances de ela estar correta. (Parece pleonasmo, mas não é. Em algumas questões, está tudo correto, mas não se aplica a versão do software citado, por exemplo).
  • onde estão os erros? Normalmente no final da questão. Todo o enunciado é verdadeiro e correto, exceto a última parte. Portanto, para procurar os erros, inicie do final.
  • desconfiar de conjunções adversativas (porém, contudo, todavia, mas, etc) e sem concordância lógica (desvantagem, problema, restrição, etc).
  • se parece muito técnica, muito difícil, pode estar correta.
ACADEPOL-SP – Academia de Polícia
  • apresentam 5 alternativas, onde:
    1 é absolutamente incorreta, incompatível com a questão.
    4 são conceitos verdadeiros da área de Informática, da mesma seção abordada
    Apenas 1 alternativa é verdadeira e correta, respondendo à questão.

    83- O componente de rede que tem a capacidade de conectar redes completamente distintas e possui as sete camadas do modelo OSI é denominado
    a - ponte
    b - hub
    c - gateway
    d - switch
    e - crossover

    Observamos que ponte, hub, switch e gateway são compoentes de rede. Crossover é um modelo de cabo, portanto não se encaixa na resposta da questão justamente por pertencer à camada 1, exclusivamente. Mas entre as 4 alternativas de redes, o GATEWAY é um computador que pode conter todas as camadas OSI, por exemplo, Windows Server executando o RRAS (Remote and Router Access Service).

  • questões atualizadas, especialmente na parte de redes. Na prova oral 2010, apareceram temas como Flash no iPad e Tablet, Bunker e Twitter.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s